Instrutora Ana Luísa Paulo

A nossa evolução dá-se através da qualidade das relações que estabelecemos com o nosso corpo, a nossa mente, a nossa essência e com o ambiente que nos circunda.

Situado entre Santa Cruz e A-dos-cunhados, junto ao Vimeiro aí nos encontra, mais propriamente Casal D' Além!

Uma forma de estar mais saudável e inteligente.

Venha visitar!

Marcações para aula experimental: 91 645 33 19
Email: anacentrodeyoga@gmail.com
Professora Ana Luísa Paulo

domingo, 6 de janeiro de 2013

Yôga uma arte de cavalheiros...


Yôga, uma arte de cavalheiros

Tudo indicava que seria uma modinha passageira. Mas não foi, pois as técnicas do Yõga desenvolvem o que o indivíduo mais precisa neste momento, para acompanhar o ritmo do planeta: foco, determinação, aprimoramento das funções mentais, auto-superação, desenvolvimento pessoal e muita saúde.

Por isso, a cada dia, um número maior de pessoas adere ao estilo de vida proposto por esta filosofia que existe há cinco mil anos.

Há uma avalanche de reportagens sobre o tema, mas o detalhe que nunca foi mencionado, é que durante milênios foi praticado apenas por homens, como nas artes marciais - era raro encontrar uma presença feminina no ambiente.

Desde a antiguidade, praticamente todos os mestres mais conhecidos foram homens: Patañjali, autor do Yôga Sútra que viveu no século II AC: Matseyndra, Gorakshanath, Gheranda, Swatmarama, Purmananda, todos autores de importantes tratados do período medieval; e os contemporâneos Ramakrisna, Sivananda, Vivekananda, Aurobindo, Satyananda, entre muitos outros.

Na literatura mais antiga nota-se que a informação é direcionada ao sexo masculino. Num tratado medieval, descreve-se uma importante posição de meditação da seguinte forma: "posicione o calcanhar abaixo do pênis e o outro (calcanhar) acima deste" (Hatha Yôga Pradipika, tradução de Satyananda).

Outro livro também desse período, menciona uma observação curiosa: " o principal dos yôgis é sempre mais querido que o mais querido pelas mulheres. É preeminente sábio e repleto de nobres ações". (Sat Chakra Nirupana, tradução de Sri John Woodroffe).

O registro mais antigo é o de um sinete com a figura de um yôgi sentado numa posição de meditação, com atributos nitidamente masculinos. Este foi encontrado nas escavações de Mohenjo Daro e Harappa, cidades do Vale do Hindu, que tiveram o seu apogeu entre 3.500 a 2.000 AC.

Mas, e as mulheres ? Naquela época não se sabe, mas hoje, elas estão por toda parte: no futebol, no surf, nas artes marciais, no yôga e no poder.

[Rosangela de Castro]

Sem comentários:

Enviar um comentário