Campos de acção onde o Yôga favorece a criança em idade escolar :
· Trabalha a concentração pelos órgãos de sentido de forma a permitir a criança e o adolescente compreender seu corpo parado, em transformação e em movimento;
· O desenvolvimento psicomotor através das posturas físicas do Yôga, a educação respiratória , técnicas de concentração e técnicas de relaxamentos;
· Permite à criança perceber a sua relação com seu mundo interno de pensamentos e sensações e o mundo externo de ações e realizações;
· Prática integrada e organizada permite vivencias claras das múltiplas inteligências que compõem o ser humano, de forma a perceber com evidencia a inteligência existencial.
· Através de exercícios respiratórios, musicas, vocalizações de sons , dá ferramentas ao praticante de forma a permitir o domínio da pronúncia e da linguagem consequente facilidade de se expressar;
· Através das visualizações guiadas, o desenvolvimento da capacidade memória, de abstracção matemática / especial.
· Utilizando exercícios de mãos, movimentos articulares, relaxamento direccionado e exercícios de desenho.
· Apartir da percepção do vazio e sua relação positiva com ele o desenvolvimento de tranqüilidade física e mental;
· Desenvolvimento do hábito do pensamento positivo e da higiene mental;
· Desenvolvimento do equilíbrio e inteligência emocional, ajudando a controlar a ansiedade;
· A pratica diária e regular do Yôga, fornece estimulo do funcionamento saudável do corpo e da mente;
· Uso dos exercícios de foco e movimentos coordenados dos olhos ( tratakas ) o desenvolvimento de uma visão saudável;
· Aprendizado do habito de espreguiçar e relaxar, e dicas para a higiene do sono, dando hábitos diários que permitem o crescimento saudável da criança;
· Estimulo de hábitos como o da postura correta ao sentar-se no chão e à cadeira. A simples correção do ato de sentar, permite alinhamento do tórax e pleno funcionamento do aparelho respiratório, que estimula a concentração ;
· O Uso de técnicas de riso e exercícios de riso induzido, seguidos de relaxamento, ajudam na melhoria do humor. Isto somado ao habito da respiração profunda e ritimada, ajudam na capacidade do cérebro em adaptar-se;
· Com o tempo prolongado da pratica contemplativa / meditativa, a crianças desenvolvem a percepção do ritimo do pensamento e de como desacelerar deste ritmo;
· Educação e concentração sensório olfativa nas identificações de cheiros através do uso de diferentes cheiros, com uso de temperos, frutas, entre outros.
· A pratica ajuda indiretamente no despertar da consciência não competitiva. Apesar da pratica do yôga ser uma ótima ferramenta de avaliação psicomotora, a aula em si não apresenta uma característica competitiva, e não existe recompensa na prática, nem vencedores nem perdedores, apenas participantes.
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